Nossos Rs, seus acertos

Agora que você sabe algumas dicas inspiradoras de como ficar mais resiliente nas crises do capitalismo é hora de conhecer os 9Rs da Educação Ambiental.

Seus filhos e os amigos deles precisam de você, agora! Porque você está com o planeta emprestado deles e vai ter de devolvê-lo. Logo, seus filhos utilizarão emprestado esse planeta. Cada geração é fruto do uso que as gerações passadas fizeram dessa única casa que temos. Há alguma solidariedade coletiva dentro de cada um, não posso crer que haja, nos tempos atuais, a crença colonialista de quem vier depois que se vire.

É possível ajudar em muitas vertentes, toda ajuda é bem-vinda, alguns podem achar que uma atitude é “enxugar gelo”, outras ações podem ser consideradas revolucionárias demais ao ponto de ser encarado como uma utopia. Não importa a crítica, todas as ações são bem-vindas, comece com o que pode e vá perseguindo contribuições maiores, é uma engrenagem do bem, faz bem pra vida e para o planeta. Vamos cuidar da Mãe Terra.

Você já deve ter ouvido falar em 3Rs. Os tradicionais e importantíssimos: Reduzir, Reciclar e Reaproveitar. Estamos longe em políticas públicas nesses três quesitos.

Antes desses, há 3 outros Rs necessários.

Repensar e recusar.

Responsabilizar-se

Depois de compreendido esses 6 Rs, é possível ir a outro patamar da compreensão do nosso consumo e do descarte.

A prática da Educação Ambiental me fez refletir sobre esses importantes Rs e descobri que essa prática revela mais 3 Rs: Reunir, Repartir e Rezar.

O ato de rezar aqui se mistura no ato de meditar em que ambos promovam o auto-conhecimento, cada um pode descobrir seu meio, eu particularmente pratico a meditação Gasho e o Reiki, além de orações. Viva a liberdade religiosa e espiritual. Isso ajuda em muito a renovar nossas energias. Não à toa essa é uma das 21 lições para o século 21 do autor Best-seller Yuval Noah Harari.

Tudo o que fazemos para praticar educação ambiental e divulgar as melhores práticas e críticas fazemos por meio de reuniões, seminários, grupos de estudo. Então, essa é a práxis do bem, reunir pessoas e repartir o conhecimento.

Quero saber sua opinião. Como você ensinaria alguém a meditar e/ou rezar a partir de sua prática pessoal? Com quem você reúne e reparte o conhecimento ecológico? Quais são suas atividades que perfazem alguns dos 9 Rs?

0 visualização0 comentário